Inspirações

O que a universidade pode nos ensinar sobre mercado de trabalho

Yuri Barroso Souza
Escrito por Yuri Barroso Souza em 28 de maio de 2013
O que a universidade pode nos ensinar sobre mercado de trabalho

Pare de reclamar que você não consegue trabalho e que as pessoas não estão dando oportunidade para quem está cursando a faculdade. Poucos sabem, mas a faculdade já é um grande passo para a conquista de um trabalho. A faculdade irá lhe dar os clientes fictícios (se você fizer um trabalho bom, poderá sim colocar em seu portfólio) e lhe dará uma postura profissional.

 

Para ajudar vocês, escrevemos esse artigo que dará uma motivação extra na faculdade.

 

Aproveitem

A faculdade é um lugar onde adquirimos conhecimentos, lidamos com diversos tipos de comportamentos, pessoas e etc. Estamos ali para poder aprender, tirar dúvidas e usar como laboratório. Digo laboratório, pois podemos errar e aprender com os erros, coisas que no mercado de trabalho, um erro pode ser bastante prejudicial a você, então, usem e abusem da faculdade. Não vão para a faculdade para apenas dizer que faz uma faculdade, ou para azarar as gatinhas (os). Errem bastante, absorvam os concelhos que os professores irão lhe passar, pois todos os conselhos irão ajudar muito na sua postura profissional.

 

Ter disciplina

Todos sabem que na faculdade devemos ter bastante disciplina para poder concluir todas as tarefas que são propostas. Se você não se dedicar e se organizar, provavelmente irá perde o prazo de entrega do trabalho. Seja disciplinado desde cedo, pois você irá se acostumar a entregar tudo no prazo certo. Pense bem, você trabalhando em uma agência ou de freela e não cumprindo os prazos propostos? Com certeza irá perder o emprego ou perder o cliente. Lembre-se que a pressa é inimiga da perfeição.

 

Curso extra

Encontro muita gente falando que não sabe usar o Photoshop, Illustration, WordPress e entre outras ferramentas necessárias para o nosso trabalho. Comento que elas podem fazer cursos por fora da faculdade, onde irão ter o conhecimento para usar tais ferramentas, além de ter um certificado para poder colocar em seu currículo. Hoje, temos cursos online (já fiz uns 3 e sinceramente, aprendi bastante) e cursos em escolas preparatórias, que irão te dar todo o suporte para o melhor aprendizado da ferramenta. Resumindo, todos ficam com preguiça de ter que doar o seu tempo para outro aprendizado, além da faculdade. Vamos aproveitar o máximo, porque ninguém sabe como será o nosso tempo no futuro.

 

Acompanhar blogs e site da área

Nessa área onde trabalhos, devemos estar bem informados, além de ter na manga, soluções criativas para os trabalhos. Por isso digo, leia bastante os canais de notícias como o G1, Uol Notícias, economia, esportes e etc. Mas, devemos estar bem informados também na nossa área de atuação, por isso indicamos os nossos parceiros (para conhecer nossos parceiros, vá até o pé da página), não se esqueça desde humilde blog que você está lendo.

 

Análise

Essa dica é importante demais. Eu sempre gostei de ver sites, lojas online, marcas e propagandas, para poder fazer uma análise de erros e acertos dos trabalhos. Eu tenho um bloco de notas, que coloco todas essas análises e depois mostro para as pessoas que estão a mais tempo no mercado e peço que elas conversem comigo sobre tudo o que listei. O bom de você fazer isso, é que no fim acaba aprendendo com os erros cometidos por outros profissionais. Dica muito boa e que trás um conhecimento muito grande.

 

Portfólio e projetos pessoas

”O portfólio pode também ser considerado um material acumulado pelo desenvolvimento de um conjunto de ações de sucesso voltado ao melhor resultado de uma pesquisa ou de um trabalho. São situações interpessoais, que individualmente agregam valores ao processo através de experiência desenvolvida dentro de um determinado período de tempo, por uma análise contínua durante a evolução de um projeto, identificando possíveis potenciais problemas que possam ocorrer no decorrer do processo.

Um artista, arquiteto, publicitário, designer ou modelo de moda pode apresentar um porta-fólio de seu trabalho realizado até aquele momento, visando conquistar novos trabalhos. Neste caso, consiste de um conjunto de fotografias, recortes de jornais e revistas, peças produzidas ou outros registros de sua vida.” – Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Portf%C3%B3lio

 

Lendo essa explicação do Wikipédia, percebemos a importância de um portfólio.

Para você que está na faculdade, os trabalhos feitos para as disciplinas podem sim ser colocados em seu portfólio.

 

E aí, tem algo para acrescentar? Use os comentários e deixe sua contribuição.

Não tenha medo.